A água engarrafada é até cem vezes pior do que se pensava em relação ao número de pequenos fragmentos de plástico que contém, de acordo com um novo estudo publicado nesta segunda-feira em uma revista científica dos Estados Unidos.
Usando uma técnica recentemente inventada, os cientistas contaram uma média de 240 mil fragmentos detectáveis de plástico por litro de água em marcas populares.
Isso equivale a entre 10 e 100 vezes mais do que as estimativas anteriores, levantando possíveis preocupações com a saúde que exigem mais estudos.
"Se as pessoas estão preocupadas com os nanoplásticos na água engarrafada, é razoável considerar alternativas como a água da torneira", disse à AFP Beizhan Yan, professor associado de pesquisa geoquímica na Universidade de Columbia e coautor do artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
No entanto, ele acrescentou: "não desaconselhamos beber água engarrafada quando necessário, já que o risco de desidratação pode superar os possíveis efeitos da exposição aos nanoplásticos".
Comments