Plástico oceânico🌊
Mais de 70% da Terra é coberta pelos oceanos, onde vivem as algas, que respondem por 55% do oxigênio do planeta. Surfamos no verdadeiro pulmão do mundo. Por outro lado, todos os lugares estão interligado pelos mesmos problemas ambientais. Desaparecimento de espécies nativas, excesso de lixo nos oceanos e os efeitos cada vez mais agressivos do aquecimento global não deixam dúvida do impacto. De mutirões que se organizam em coletas pelas praias à iniciativas individuais, é cada vez mais comum a consciência sobre a necessidade de minimizar os estragos que os resíduos produzidos pela humanidade causam ao ecossistema diariamente.
Mas, e depois de catar? Joga ali na lixeira, com destino ao aterro sanitário, provavelmente. Um tanto melhor. Mas nesse mundo redondo, não existe “jogar fora” porque tudo é cíclico.
Em nossas ações de limpeza de praia, na maioria das vezes encaminhamos os resíduos para as cooperativas de reciclagem ou catadores.
Quando entendemos a importância da limpeza das praias, com certeza fica mais fácil nos conscientizar a respeito e criar hábitos que visam proteger os oceanos e toda sua biodiversidade. Uma tampinha recolhida em uma ação de limpeza, pode ajudar a salvar um animal marinho pense nisso!
Faça a sua ação solo, encaminhe os resíduos, fotografe e nos marque que repostaremos.
Tenha em mente que toda ação em prol da vida e saúde dos oceanos é bem-vinda, ainda que com medidas “simples”, que em um primeiro momento possam ser irrelevantes.
Comments