Novo espaço do Projeto promete atender ao público de Cabo Frio em uma grande festa de inauguração, neste domingo (24).
A INAUGURAÇÃO
Neste domingo (24) aconteceu a inauguração do Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz na cidade de Cabo Frio. A nova sede está localizada no bairro Porto do Carro, próximo ao Parque Ecológico Municipal Dormitório das Garças. O evento teve início por volta de uma hora da tarde, contando com uma vasta programação para todas as idades, além da presença de estandes de projetos e instituições parceiras, como o Projeto Meros do Brasil e Projeto Uçá - Guardiões do Mar abordando diversos aspectos da área marinha e preservação ambiental, e a Universidade Veiga de Almeida, dando suporte a alunos e interessados na área.
PROGRAMAÇÃO
14h | "Coral Despertar" |
15h | Teatro Infantil: "Prolaguito e a Galera da Água" |
16h | Momento Solene do Instituto Albatroz |
17h | Grupo da Câmara da Orquestra da Petrobras Sinfônica |
18h | Encerramento |
A abertura oficial do evento aconteceu às 14 horas, com o "Coral Despertar" sob a regência do Maestro Francisco Javier Silguero Gorroti, seguido pelo Teatro Infantil: "Prolaguito e a Galera da Água", às 15 horas, no qual as crianças presentes tiveram a oportunidade de aprender sobre o lixo e seus impactos de uma maneira lúdica e divertida e interagir com os personagens da obra.
Por volta das quatro horas da tarde, foi a vez do Momento Solene do Instituto Albatroz, com a presença da fundadora do projeto, Tatiana Neves. Nesse momento, ela conta um pouco sobre sua história e sobre como o Projeto Albatroz começou e fez homenagens e agradecimentos a todos os funcionários e apoiadores da inauguração do novo Centro de Visitações em Cabo Frio. Logo após seu discurso, por volta das 17 horas, foi a vez do Grupo da Câmara da Orquestra da Petrobras Sinfônica subir ao palco apresentando o concerto Tributo a Cartola, contando um pouco sobre a história do compositor e realizando uma linda apresentação em sua memória. Por fim, às 18 horas ocorreu o encerramento do evento, com todos os participantes podendo admirar o belo fim de tarde às margens da Lagoa.
O EVENTO
As portas do novo Centro de Visitação do Projeto Albatroz abriram ao público pouco antes do começo da programação. Por volta de 12h30, os visitantes já estavam formando fila para se inscrever no evento. Ao todo, estima-se que foram 800 participantes, além dos presentes nos estandes parceiros do Projeto. O Instituto programou a distribuição de brindes para os inscritos, e segundo João Victor Magno Lins, monitor do Projeto Albatroz, foram entregues em torno de 500 kits com bonés, copos, cadernos, canetas e entre outros produtos sortidos. As instituições convidadas também forneceram brindes e atividades para toda família.
O PROJETO
Nascido oficialmente em 25 de abril de 2003, o Instituto Albatroz foi a primeira instituição do mundo a trabalhar exclusivamente em prol da conservação dessas aves. Fundado pela bióloga Tatiana Neves, o projeto tem como objetivo a educação ambiental e a redução da captura incidental através da pesca industrial de peixes grandes. Patrocinado pela Petrobrás, e com o apoio de outras instituições, como a R3 Animal, Nema, UVA (Universidade Veiga de Almeida) de Cabo Frio, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES-Piúma), Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e CAMAVE/ICMBio, o Instituto atua com bases em Santos (SP), Itajaí e Florianópolis (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS), Natal (RN) e Cabo Frio (RJ). Agora, com sua nova sede, o Projeto pretende contribuir para a comunidade de Cabo Frio e aproximar os moradores, que poderão usufruir do Centro de Visitação do Albatroz, através de atividades para todas as idades conforme a programação prevista pelo Instituto.
COMO VAI FUNCIONAR?
O Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha do Projeto Albatroz irá funcionar de quinta a domingo, das 13 às 17 horas. Para aqueles que desejam mais informações, podem entrar em contato com eles diretamente pelo seu site (www.projetoalbatroz.org.br).
Mar Sem Lixo
A equipe do Mar Sem Lixo marcou presença no evento com seus representantes e garante que vai aproveitar o espaço junto a população de Cabo Frio em busca da expansão da educação ambiental na Região dos Lagos.
Comments