Para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, nesta segunda e terça-feira (8), foi realizado um workshop, às 14h,
O evento, teve distribuição de mudas, fechamos a Semana do Meio Ambiente, que contou com diversas ações promovidas em parceria com o shopping desde o dia 02 de junho. No workshop foram abordadas as consequências da ingestão de plástico pelos animais marinhos, além da realização de atividades lúdicas com crianças, reforçando a necessidade de cuidar das praias, mares e lagoas, além de distribuição de brindes.
A doação de mudas de plantas nativas e frutíferas como pau-brasil, ipês branco e roxo, cajueiros e pitangueiras, foram cedidas pelo Horto Municipal.
Cerca de 40 mudas já foram doadas no último sábado (5), quando foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente., durante a limpeza da Lagoa das Palmeiras, com recolhimento de 250 quilos de lixo. Entre os materiais encontrados no meio ambiente estavam fraldas descartáveis e material de churrasco.
Durante a limpeza da Lagoa das Palmeiras, em Cabo Frio, foram recolhidos de 250 quilos de lixo — Foto: Divulgação Shopping Park Lagos
Na ocasião, voluntários registraram imagens lamentáveis de aves típicas da lagoa se alimentando dos plásticos.
SOBRE A EXPOSIÇÃO
Ainda como parte da Semana do Meio Ambiente, a população pode conferir a exposição “O que não acaba no lixo, acaba no mar”. A mostra, que ficou na Praça Sambaqui, reuniu totens com informações e fotos de ações e de animais feridos pelo impacto de resíduos, como lacres e apetrechos de pesca, descartados em praias e lagoas.
Além das imagens, uma imensa rede estendida na praça revela os mais variados tipos de plásticos e resíduos retirados dos oceanos - no caso, de nossas praias (300kg) recolhidos em uma ação de 1h30 na praia de São Bento. E mais: dois painéis de madeira cedidos pelo Museu do Surf retratam artes recicláveis confeccionadas com lixo retirado do mar. As obras, feitas em 2019, levam a assinatura de Cesar Dias, Luane Ferreira e Eduardo Souza, frequentadores da praia das Dunas do Peró.
O objetivo da Semana foi o de educar, conscientizar e chamar a atenção da população para a importância dos oceanos para a sobrevivência dos seres humanos e de todas as espécies marinhas.
Todas as ações promovidas (dentro e fora do shopping) foram realizadas com todos os critérios de prevenção ao COVID-19 - uso de máscaras, assim como o respeito aos protocolos de higienização constante das mãos e distanciamento seguro.
Commentaires